O que é Manometria Esofágica?

Exame que tem como objetivo verificar pressões e o peristaltismo do esôfago, assim como orientar a posição correta onde deve-se colocar o eletrodo da PHmetria de 24 horas.

Para que serve?

Seu objetivo principal é identificar alterações motoras do esôfago, que outros métodos como a Endoscopia não demonstraram. O exame também serve para orientar a posição correta onde deve-se colocar o eletrodo da PHmetria

Como é realizado?

O exame é realizado mediante a passagem de uma sonda através da narina até o estômago, onde esta é retirada em direção ao esôfago de centímetro a centímetro, durante o exame.

Reações do exame

Durante a passagem da sonda é natural apresentar um pouco de náuseas que cessam após a chegada desta no estômago, e eventualmente vômitos e tosse.

É necessário realizar o exame com sedação ou anestesia?

Não. O paciente deve manter a capacidade de engolir naturalmente quando solicitado, o que estaria prejudicado com a sedação ou anestesia, prejudicando assim o resultado do exame. Apenas a narina é submetida a anestesia local com Xilocaína.

Medicações que devem ser suspensas antes do exame:

Suspender as medicações 48 horas antes do exame: plasil, eucil, prepulsid, pangest, plamet, digesan, cisaprida, bromoprida, motillium, etc.

Quanto tempo de jejum?

São necessárias 6 horas de jejum (para pacientes com suspeita de megaesôfago o jejum é de 12 horas).